21 de Outubro – Madonna lança o livro “Sex”

Em 21 de Outubro de 1992 a polêmica diva Pop Madonna lançava seu controverso livro “Sex”. Em uma ação conjunta entre três editoras, a Warner Books, Callaway Books e Maverick Books. Sim, Maverick, o mesmo nome da gravadora criada pela cantora no mesmo ano. Foi o primeiro livro a sair pela editora. Tudo era, na verdade, uma ação conjunta: seu álbum Erotica havia sido lançado um dia antes, e o livro era uma espécie de “segunda mídia” para o disco.

A ideia de “Sex” era ousada, como se espera de uma artista do naipe de Madonna: um universo obscuro fotografado em Miami e Nova Iorque por Steven Meisel com declaradas influências do fotógrafo alemão Helmut Newton. Nas imagens, fortes contrastes de luz e sombra e texturas ríspidas retratavam a fictícia “Mistress Dita”, narradora/personagem por Madonna que era, em boa parte do livro, protagonista em situações sexuais pouco convencionais como BDSM, exibicionismo e outros fetiches. Além da rainha do Pop, várias celebridades da época participaram das sessões de fotos. Teve desde a top model Naomi Campbell e o ator Udo Kier até o ator de filmes pornô gays Joey Stefano e a atriz Isabella Rossellini. Até o rapper Vanilla Ice participou das fotos.

Muita gente criticou o livro, que custava 50 dólares, um valor absurdo na época. Até mesmo fãs mais fiéis acharam que Madonna havia ido longe demais com “Sex”, que chegou a ser até matéria no mais tradicional programa de domingo do Brasil. Mas não citemos o nome do programa pra ninguém dizer que estamos fazendo propaganda gratuita pra nenhuma “mídia golpista”. Cada um que vista sua própria carapuça. Enfim.

Vale ressaltar uma curiosidade: as fotos originais (a maioria em formato Super 6) foram roubadas, e até o FBI foi mobilizado até que fosse recuperado o material e o livro pudesse ser finalmente lançado num formato inusitado: encadernado em espiral e com uma tampa de alumínio como capa, o livro vinha envolto em um filme de poliéster tipo PET.

Nós não vamos colocar imagens do livro por motivos óbvios. Esse não é um site de mostrar gente pelada. Mas o Google tá aí caso tenha batido aquela curiosidade. Como nosso negócio é música, segue aí o clipe de Erotica.

 

 

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *