23 de Outubro – Escola nos EUA proíbe a execução de White Rabbit”, do Jefferson Airplane

Em 23 de  Outubro de 1998, um tribunal em St. Louis, no estado americano do Missouri, proibiu a banda de uma escola de executar um dos maiores clássicos da psicodelia da década de 1960: White Rabbit, da banda Jefferson Airplane.

Tudo surgiu após o superintendente da escola Fort Zumwalt High School entrar com uma ação judicial pedindo a proibição da música, alegando que as referências a drogas ilícitas não eram adequadas para o ambiente escolar. Se a ação foi ou não pertinente, não vem ao caso. Fato é que Grace Slick, a autora da música, já havia declarado que a ideia de White Rabbit surgiu durante uma onda de LSD em que ela passou horas ouvindo o disco Sketches Of Spain, do jazzista Miles Davis. A bateria da música também foi ideia de Grace, influenciada pelo “Bolero”, de Ravel.

Com referências claras à loucurada da obra de Lewis Carroll “Alice No País Das Maravilhas”, White Rabbit é um dos marcos do chamado “Verão do Amor”, movimento psicodélico iniciado em 1967 em São Francisco, na Califórnia.

 

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *